Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Seis meses de vida

Quase sem me aperceber o baby já fez seis meses. 6 MESES é meio ano. Custa-me a acreditar que o projeto que tinha de ter um filho e engravidar já se concretizou e que já passaram seis meses desde o dia do seu nascimento. Se por um lado acho inacreditável que ele já tenha meio ano, por outro lado acho que ele já está connosco há muito mais tempo. Sinceramente, as minhas rotinas estão completamente adaptadas à sua existência e as minhas lembranças da vida pré bebé são já muito longínquas. A verdade é que estes meses têm sido vividos em função dele e para ele. Paralelamente continuamos a existir, a trabalhar e ter vida social (muito pouca), mas tudo acontece com ele e por ele.

 

Com seis meses ele é o que nós, pais, carinhosamente apelidamos de bebé gigante. De facto, ele está bem maior, em peso e altura, que os outros bebés que conhecemos que nasceram antes dele (8,500Kg e 69cm). É um bebé muito saudável e feliz. É muito bem-disposto e tem sempre um sorriso nos lábios, quer muita atenção e adora brincar. Adora em particular que o pai e a mãe brinquem com ele, que lhe façam cócegas, que deem miminhos e muitos beijinhos. Está numa fase em que reclama atenção e embora saiba brincar sozinho gosta sempre de ter alguém por perto. É um menino muito atento e curioso. Tudo desperta o seu interesse, tudo o faz arregalar os olhos e largar um sorriso eufórico. É fantástico, maravilhoso assistir ao seu processo de crescimento e às suas conquistas.  

 

Até aos seis meses mamou em exclusivo leite materno (graças a muitos sacos de leite armazenados). Atualmente, estamos a iniciar a introdução dos alimentos sólidos. Começamos com a sopa, que ele adorou. Também já introduzimos a papa, à qual também reagiu bem, e o próximo passo é a fruta. Nós já sabíamos que ele ia gostar de comer. Já há muitos meses que fica muito atento quando nos vê a comer e que tenta levar os nossos alimentos à boca (mas sem sucesso). A par desta sua emancipação estão também a surgir os primeiros dentes. Os seus dois dentes de baixo já deram o ar da sua graça e já perfuraram a gengiva. De dia para dia estão mais visíveis e já marcam os objetos que ele morde. Sem dúvida que se está a transformar num menino, o que é bonito e assustador ao mesmo tempo. No meio de tantas aquisições também já se estreou nos tombos. No dia do batismo caiu da nossa cama ao chão. Foi um momento muito difícil. Ele ficou muito assustado e deu a conhecer um novo choro - de dor e medo, acreditamos - e também nós vivemos uma nova experiência - o sofrimento de o ver sofrer. Felizmente, existe a maminha, que o acalmou e permitiu que ele estivesse bem no dia do batismo, manifestando ao longo do dia, para os convidados e para a câmara, a felicidade e a boa-disposição que o caracteriza.

 

O sono continua a ser a área de maior dificuldade. Já dorme há mais de um mês no quarto dele, mas ainda acorda para comer durante a noite. De uma forma muito variável. Já aguentou uma vez oito horas sem acordar, mas por norma acorda pelo menos duas vezes por noite para comer, atendendo a que adormece muito tarde e acorda muito cedo. Adormecer também é um filme. À noite está sempre excitado e evita a todo o custo o sono. Eu e o pai temos horários um pouco tardios. Acabamos por jantar tarde e o baby adora estar connosco à noite, brincar e divertir-se. Damos-lhe o banhinho e depois a maminha, na tentativa de estabelecer uma rotina, mas ao invés de ele acalmar e relaxar, fica super ativo e eufórico, desperto para mais umas boas horas de atividade. Nós é que não temos a mesma pedalada, especialmente com o acumular de tantas noites tão mal dormidas. Mas como costumamos dizer, se não fosse a questão do sono ele era perfeito, mas como não há bebés perfeitos, que seja sempre este o maior dos seus problemas.