Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Dez meses de vida

Há um ano atrás estava eu grávida de sete meses, já com uma barriga considerável, mas ainda a usar a minha roupa de sempre, com o botão das calças desapertado. Há um ano tentava imaginar como seria o meu filho, discutia com o meu marido se o nome que pensávamos seria o mais apropriado, preparava o quarto dele, comprava roupinhas a pensar no que o deixaria mais quentinho e imaginava o que iria sentir quando o conhecesse. Sabia que seria um amor maior, algo inexplicável e até ao momento nunca vivido por mim. Mas só podia imaginar. Hoje sinto-o. É algo novo, grande, arrebatador. É um amor diferente de todos os outros. É sincero, honesto, verdadeiro, mas acima de tudo incondicional. Sempre soube que o amor dos pais deve ser incondicional, mas tinha medo de não o sentir dessa forma. Tinha receio de não gostar de algo nele e o amar menos do que o suposto. Mas não, amo-o muito e amo cada vez mais. Estou cansada, é verdade, mas estou feliz. Tenho saudades de uma noite longa de sono profundo, de acordar e ficar na cama a ver as horas passar, de ficar ao Domingo de manhã deitada no sofá a ver séries, de terminar o trabalho e ir com o meu marido a qualquer lado sem pensar em horários, sopas, roupas, banhos e sonos. Tudo isso mudou, não é pior, é diferente. O que tenho hoje é bom e deixa-me feliz. Hoje sinto-me feliz com menos, mas mais feliz. O seu "olá" logo pela manhã derrete-me. É tão bom ser mãe!

Aos dez meses, o meu baby mede 74cm, pesa 10Kg, tem 4 dentes e mais 2 maios saídos. Se ao nível do peso não se verificam grandes mudanças, o mesmo não se pode dizer da sua evolução psico-motora. É um bebé muito mexido e super desenrascaso. Tem imensa força e é muito persistente. Adora fazer coisas novas e procura sempre mexer nos objetos a partir de um novo ângulo, o que nem sempre é fácil ou corre bem, mas ele não desiste e lá tenta outra vez, e outra e outra, até conseguir ou outro objeto despertar a sua atenção. Costumamos dizer que é o schumacher a gatinhar, porque de facto é muito rápido e num abrir e fechar de olhos percorre as divisões da casa. Está com imensa vontade de andar e tenta passar a maior parte do tempo de pé. Qualquer objeto, cadeira, degrau ou até parede serve para ele se apoiar e ficar de pé. É um bebé muito curioso e atento. Gosta de fazer apenas o que quer e isso já lhe tem valido alguns nãos, que obviamente leva a birras da parte dele, mas tem de ser. Sei que estou a ajudá-lo a crescer de forma saudável e segura, se lhe mostrar desde cedo que há limites e regras e se acima de tudo for consistente com ele, dando-lhe as noções de previsibilidade e estabilidade. No fundo, todas as crianças precisam disto para se sentirem bem e serem capazes de explorar o mundo sabendo que os pais estão na retaguarda para os apoiar e ajudar. 

A palavra que o meu baby mais diz é "olá", diz sem exagero centenas de vezes em alguns dias. Adora dizer olá pela manhã, quando estamos ao telemóvel, enquanto vê televisão ou quando chega a casa de alguém e o mais interessante é que espera sempre pela resposta. Também já diz papá e mamã, embora com menos espontaneidade. Repete algumas palavras, mas na realidade o que mais gosta é de gritar alguns sons e que os pais repitam o que ele diz, para ele repetir novamente e assim brincar um pouco. Quando estamos com ele o tempo voa, mas é a melhor parte do dia. São os momentos em que nos sentimos mais felizes, em que não pensamos em mais nada e simplesmente o admiramos e bajulamos. 

A maior vitória destes dez meses é mesmo o sono. Ao entramos neste marco, ele decidiu oferecer-nos algumas noites de sono mais longo, um sono de qualidade como já não tínhamos há imenso tempo. Há cerca de duas semanas que dorme entre 7 a 9 horas por noite seguidas, sem interrupção, Embora nós tivéssemos já algumas vezes tentado ensiná-lo a adormecer, a verdade é que esta mudança, este ganho, se deve a ele, que por algum motivo passou a dormir melhor. Entretanto também teve a sua primeira constipação (que me parece que aconteceu por negligência dos pais que facilitaram no banho) e experimentou a sua primeira aulinha de natação, que correu muito bem e por isso irá continuar. Fico super feliz pelas conquistas do meu filho e quero tanto poder continuar a assistir à sua evolução e sobretudo poder proporcionar-lhe as oportunidades para ele poder sempre evoluir saudável e feliz. 

 

 

1 comentário

Comentar post