Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Até quando amamentar?

amamentar.jpeg

 

Cá em casa, já há algum tempo que se coloca em cima da mesa a questão "até quando amamentar?". Quando eu ainda nem estava grávida, não sabia se iria amamentar ou não e até se o queria fazer. Quando engravidei e iniciei as consultas e as leituras, comecei a perceber que a amamentação era importante e desejável. Claro, que a mãe tem de se sentir bem com a situação, mas já não fazia muito sentido pensar em não amamentar se tivesse condições para tal. Passei então a imaginar que daria de mamar até aos 3 meses, quem sabe 4. Nunca imaginei que aos 15 meses ainda teria uma "mamão" em casa. Pois é, 15 meses! Amamentei em exclusivo até aos 6 meses, o que me obrigou a retirar muito leite (tarefa que eu detestava e me fazia sentir uma vaquinha), mas que fazia com a consciência de que era importante para o meu filho, e portanto, se podia devia fazê-lo. Quando iniciou as sopas e a fruta passei a amamentar apenas à noite, de manhã e a meio da tarde, se estivesse com ele. Por volta dos 11 meses deixei de amamentar à noite porque achamos que estava a contribuir para os problemas de sono. Isto é, ele adormecia na mamã e quando eu a retirava, ele acordava e chorava, rejeitava a chupeta e só queria mamã. Estava a fazer da mamã chupeta. Durante a noite, sempre que acordava só queria mamã. Atualmente mamã de manhã e às vezes à tarde, ao fim-de-semana. E a verdade é que adora. Sinto mesmo que é uma alegria para o meu filho estar na maminha. Penso que é pelo prazer do alimento, mas também pelo gesto, pelo carinho e proximidade com a mãe. Mas até quando? O meu marido (com ciúmes) diz com frequência que já está na hora de acabar, a minha mãe (que cuida dele durante o dia) diz também que ele é viciado na mamã e que vou ter de ser eu a tirá-la. Eu, confesso que já estou um pouco cansada, ele já pesa bastante e já não tiro tanto prazer da situação como antes. Mas custa-me tanto tirar-lhe este prazer. Acabo sempre por pensar. "Se eu posso, porquê é que não devo continuar?". No entanto, não me imagino a dar-lhe mamã tendo ele 2 ou 3 anos. Acho demais, mas receio que já seja demasiado e eu não esteja a ser capaz de ver. O que fazer?

14 comentários

Comentar post