Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Porquê investir em Braga?

Hoje de manhã cruzei-me com esta notícia sobre o investimento em Braga e a diminuição do desemprego (?) na região. Confesso que não estou a par do desenvolvimento económico nesta região do país, nem sei se as grandes empresas estão a apostar mais em Braga do que anteriormente. Mas sei de algumas verdades.

É verdade que existe em Braga a Bosch, a Primavera e a DST (por exemplo). É verdade que existe uma universidade de excelência - a Universidade do Minho, um novo Hospital de Braga com instalações de primeira, abriu há poucos anos o Hospital Privado de Braga e existe ainda um Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. É verdade que irá abrir no próximo ano um novo centro comercial explorado pelo grupo Sonae e o IKEA. É verdade que existem várias incubadoras de empresas no distrito com várias start-ups associadas e que a cidade viu há poucos o Theatro Circo ser reconstruído. É verdade ainda que Braga é uma cidade jovem (em termos de população, mas também do ponto de vista arquitectónico) e com caracteristícas que a tornam singular. Apesar de ser uma das maiores cidades do país permite uma qualidade de vida superior. O trânsito é significativamente inferior ao de Porto e Lisboa, tal como a confusão na estrada (apesar da linha de transportes ser claramente inferior), tem imensos jardins e espaços verdes. Costumo dizer que tem o melhor da cidade aliado ao verde do campo. É verdade ainda que se situa a 60km do litoral Norte, com excelentes praias à disposição (Esposende, Viana do Castelo, Vila do Conde,..), a 40km do Porto e a cerca de 60 do Gerês (uma das maravilhas da natureza do nosso país). Tem ainda uma forte cultura religiosa e gastronómica. Comer bem é no Norte e, em especial, no Minho. Aqui come-se bem tudo o que é de cá e tudo o que há no resto do país (as pessoas sabem mesmo cozinhar). Acredito que tudo isto são razões mais do que válidas para Braga acolher pessoas de todo o país, não só para trabalhar, como para estudar e para mudar de vida. 

Mas para mim e mais importante que tudo isto, é o facto de Braga ter gente muito trabalhadora. Aliás, acho que é uma característica das pessoas do Norte. Sem querer ofender ninguém, sempre que estou no Centro e Sul não consigo deixar de reparar na forma como sou atendida pelos colaboradores de lojas, restaurantes, hotéis,.. fico sempre com a sensação de que falta algo - talvez dedicação, cuidado e atenção ao cliente - e de que as pessoas nos estão a fazer um favor. Claro, que há exceções e não significa isto que no Norte não existam falhas. É claro que sim. Não quero criticar o resto do país, quero apenas destacar o que Braga tem de melhor. E efetivamente, acredito que aqui no Norte é possível encontrar trabalhadores muito dedicados, empenhados, esforçados e de confiança. Para além da simpatia e do acolhimento que é visível, os trabalhadores do Norte agarram-se ao trabalho e lutam por ele, sejam donos ou empregados. Acho que no Norte é possível aos empregadores encontrarem mão de obra muito qualificada, mas também disponível para vestir a camisola e dar o melhor de si, o que acho fundamental para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Apesar disto, aqui no Norte os trabalhadores ainda ganham menos que no Centro e têm menos oportunidades de emprego e de evolução. Talvez por isto, as pessoas são tantas vezes exploradas, acabando por trabalhar mais horas e em piores condições que nas outras grandes cidades do país. 

Aqui ficam algumas fotos desta magnífica cidade.

3776435412_79110ff84c_b.jpg

bomjesusbraga.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

braga_not.jpg

imgp5666_uma-vista-sobre-a-cidade-de-braga_2048_tc

2030_BIGCD.jpgCampus_de_Gualtar,_UMinho.jpg

Estádio-do-Braga-3.jpg

theatro-circo-braga.jpg