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Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

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Ideias simples, grandes negócios

Nos tempos que correm muito se fala em empreendedorismo. A conjuntura económica global conduziu a uma redução significativa dos postos de trabalho. Os que têm trabalho enfrentam condições precárias, sentem-se ameaçados pela possibilidade de desemprego e o conceito de emprego para a vida cada vez faz menos sentido, sendo a sociedade cada vez mais penalizadora com os trabalhadores a partir da meia-idade. Por tudo isto faz cada vez mais sentido que as pessoas desenvolvam ideias de negócio, que criem os seus postos de trabalho e contribuam para a riqueza do país promovendo empregos e gerando dinheiro. No entanto, nos dias que correm não basta abrir um negócio, como acontecia no tempo dos nossos pais. Nos anos 80 e início dos anos 90 qualquer café, restaurante, cabeleireiro, oficina, florista e minimercado eram garantia de sucesso. Asseguravam empregos para a família, alimentavam várias famílias, permitiam a compra de casa e ainda amealhar algum dinheiro para a velhice. Atualmente, um café já não pode ser só um café. Tem de se diferenciar, dirigir-se a um público-alvo específico, tem de inovar e estar constantemente a reinventar-se. Ora, isto não é para todos. Exige estratégia, elevado investimento, capacidade para aceder a financiamento, colaboradores motivados e diferenciados, uma liderança eficaz e mais uma variedade de fatores comuns a todos os negócios. E a verdade é que não podem ser todos empreendedores. Há quem queira ter uma “vida santa”, cumprindo as suas tarefas no local de trabalho e voltando a casa livre de preocupações, mesmo que a isto esteja associado um ordenado básico e pouca evolução na carreira. Por outro lado, nem todos os que querem ser empreendedores o conseguem ou têm perfil para tal e sobretudo nem todas as ideias são boas ideias ou geram bons negócios. Isto é algo que eu todos os dias constato ao assistir ao Shark Tank.

 

As muitas ideias e produtos que já vi serem apresentados neste programa evidenciam-me que não é necessário ter uma ideia complexa para ter um bom produto ou negócio. Aliás, os melhores negócios parecem alimentar-se de ideias simples. Essencialmente, que respondam às necessidades de um público-alvo e que representem uma inovação ou uma mais-valia face ao que já existe no mercado. Exemplo disso são as duas ideias de negócio que foram apresentadas no programa e que parecem estar a ser um sucesso.

 

Ava - The Elephant

Um doseador em forma de elefante que diz 1,2,3 e dá a instrução à criança para abrir a boca, parabenizando-a no final. Uma ideia simples e acima de tudo atrativa para as crianças e bebés, facilitando o papel dos pais na hora de lhes administrar xaropes e gotas.

 

Lollacup

Um copo com palhinha, que não verte o liquido ao virar o copo. Permite ainda beber todo o líquido do copo, uma vez que a palhinha se ajusta aos movimentos e à forma como se segura o copo.  

 

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