Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Como não ter sucesso?

Recentemente, vi no site Dinheiro Vivo um vídeo que apresenta alguns comportamentos que são incompativeis com o atingir do sucesso. Claro que como qualquer vídeo desta natureza, e com uma dose muito forte de senso comum, o conteúdo pode ser questionado. Porém, ao analisar e refletir sobre os comportamentos apresentados, concluo que estes fazem bastante sentido. No meu grupo de amigos tenho pessoas muito bem sucessidas, a nível profissional, e não só, e talvez por comparação consigo perceber que há de facto um conjunto de comportamentos que são aliados do sucesso. Ainda que esses comportamentos, per si,  não representem sucesso, contribuem, acredito eu, para o surgimento de mais oportunidades e para mudar as circunstâncias de vida.  

Segundo o vídeo, o sucesso não irá acontecer a quem realiza os comportamentos seguintes. Ou seja, para atingir o sucesso, é necessário colocar em prática comportamentos opostos, mas não só. Se fosse assim tão simples alcançar o sucesso ou se existisse uma receita mágica, então, veriamos um vídeo que nos diria como alcançar o sucesso, o que não é o caso. 

 

1 - Ser invejoso ou ter cíumes. Parece-me que isto é o mais comum. Invejar os outros, criticar, pôr em causa. De facto, verifico que as pessoas com sucesso são competitivas e ambiciosas, mas pouco invejosas. Não significa que não valorizem o que os outros têm e eles não, mas a atitude face a essa realidade é mais de desafio pessoal do que de inveja. 

 

2 - Olhar para trás. O falhanço, as dificuldades, as más decisões,.. tudo isto é inevitável e acontece com frequência. Ficar preso no passado e no falhanço não ajuda a evoluir nem a obter o sucesso. Para a frente é o caminho.

 

3 - Dar desculpas. Ser capaz de assumir os erros e as más decisões é fundamental. Não vale a pena dar desculpas para o que corre mal, dessa forma não se aprende e não se evolui. É importante refletir sobre o que aconteceu, encontrar soluções e tentar de novo.

 

4 - A idade, o tempo de experiência e o nível de sucesso nunca devem ser desculpas para continuar a aprender. É fundamental continuar a aprender, a obter inspiração de outros empreendedores e ter humildade para aceitar que não se sabe tudo. Afinal, o mundo, os negócios, as relações e comunicações estão em constante mudança. Assumir que se sabe tudo e que nada há a aprender é estagnar. 

 

5 - Associar-se com pessoas negativas. As pessoas que estão constantemente a dar desculpas, a queixar-se, que não trabalham para ir mais londe devem ser evitadas, ou pelos menos, as dinâmicas associadas às mesmas. Quem quer ter sucesso deve rodear-se de pessoas determinadas e focadas. 

 

6 - Acordar sem um plano (a gestao do tempo é crucial). Para sermos eficientes temos de conhecer os nossos objetivos e saber quais as tarefas e as prioridades que devem ser estabelecidas para podermos alcançá-los.  

7 - Ter medo de fazer mudanças e adaptar-se. É fundamental ter vontade e estar capaz de fazer ajustamentos. De mudar os planos, os objetivos e as estratégias. O fundamental é manter presente a determinação em obter o sucesso. 

 

8 - Let your barg be bigger than your bite. Isto pode ser traduzido como algo à semelhança de não ficar sentado a dizer o que vai fazer ou acontecer, mas antes, colocar as mãos à obra. Planear, seguir a estratégia e conquistar. Falar não leva a lado nenhum. 

 

9. Focar-se no dinheiro.Ao invés de dirigir o foco para o dinheiro, dirigir as energias para o desenvolvimento de produtos e serviços que façam a diferença e acrescentem valor. Como consequência, o dinheiro surgirá. 

 

10. Não deixes que o fracasso te páre. As estatisticas dizem que 8 em cada 10 novos negócios falham. A hipótese de fracasso deve estar presente e se acontecer, devemos continuar a tentar.