Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Trivial e Singular

Um blog simples e único sobre as trivialidades e singularidades da (minha) vida

Shark Tank - O lago dos tubarões

Atualmente, no meio de tanto trash tv, séries repetidas, filmes ultrapassados e reality shows de todo o tipo, é possivel encontrar um bom programa - Shark Tank

 

O Lago dos Tubarões - tradução para a TV portuguesa - é um programa emitido pela Sic Radical, aos sábados à noite, que já vai na 4ª temporada. Confesso que este é atualmente o meu programa favorito. E porquê? Porque é diferente, atual, simples e permite uma grande aprendizagem. Neste programa, 6 empreendedores, que construiram as suas fortunas de milhões de dólares a pulso, estão disponiveis para investir em novos negócios apresentados por pessoas comuns que têm variadas ideias de negócio.

 

O fascinante neste programa é poder observar a receptividade que estes tubarões têm a um conjunto de produtos que estão a ser apresentados pelos novos empreendedores e perceber se, na perspetiva destes cérebros, o investimento nestes produtos será ou não uma boa aposta. Ao assistir a este programa aprendemos a pensar de forma mais estratégica, a olhar para os negócios de modo diferente, a pensar como um investidor e a considerar um conjunto variado de fatores que podem fazer de um produto um sucesso ou um fracasso.  Muitas vezes penso "este produto não vai ter interesse para os tubarões", mas eis que eles revelam uma perspetiva completamente diferente e veêm naquele produto a oportunidade de faturar milhões e no final fico a pensar "a sério? nunca tinha pensado dessa forma!". Como é óbvio, aprende-se também que quem quer vender o produto tem de o saber fazer, tem de o conhecer muito bem e tem de estar muito bem preparado para todo o tipo de questões que podem surgir. 

 

Desde que assisto a este programa já aprendi várias coisas importantes: 

  • para vencer e conseguir levar um negócio/produto/marca ao sucesso é preciso muita, muita dedicação. É preciso acreditar, viver e respirar aquilo, nem que se traduza em 16h de trabalho diário. É muito evidente que sem esforço não é possivel ter verdadeiro sucesso. Os próprios tubarões não apostam em pessoas que não estão totalmente comprometidas com o produto ou que fazem do mesmo um hobbie, querem ser parceiros de pessoas que lutam pelo negócio; 
  • um négocio para funcionar tem de dar resposta a uma necessidade, ou seja, ao criar um negócio ou produto, este tem de ser algo que faça falta a pelo menos algum nicho e tem de ter alguma funcionalidade. Não basta ser igual a algo que já existe, mas de outra cor ou com outro material; 
  • um negócio ou produto para vingar tem que reduzir os custos, ié, para além de responder a uma necessidade, tem de permitir aos utilizadores reduzir custos com a sua utilização, pois desta forma irão consumir esses produtos. 

 

Seria fantástico num país como Portugal que um programa à semelhança deste fosse promovido, especialmente num momento em que se fala tanto em empreendedorismo. Infelizmente, ainda há muita gente que pensa que ser empreendedor é abrir mais um quarto café na freguesia com 1000 habitantes. Programas como estes ajudam-nos a pensar de forma mais estratégica e a valorizar os investimentos que fazemos com o nosso dinheiro, algo que não aprendemos na escola.